João e Maria | Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

Contos de fadas e Neil Gaiman, nada soa tão doce em meus ouvidos, talvez “bolinho de banana recheado com nutella”, mas aí é outro assunto.

Meu escritor favorito e o famoso ilustrador Lorenzo Mattotti se uniram para reescrever esse clássico da hora de dormir.

Para os JoaoMariaGaimanMattottileitores mais desatentos, a estória se mantém igual, os dois irmão se perdem na floresta, encontram uma casa feita de doces e milagrosamente derrotam a bruxa má. Porém, os detalhes são a morada do encantamento.

Neil narra a vida de um jovem casal que vivia na floresta, sem muito dinheiro, mas com o suficiente para criar os filhos. Com a chegada da guerra e a fome que ela trouxe, a mãe se tornou cada dia mais amarga infeliz, chegando ao ponto de sugerir que os filhos fossem abandonados, aumentando as chances de sobrevivência do casal.

Além da guerra e abandono, a nova adaptação deixa bem claro o canibalismo da bruxa, mostrando o que a fome é capaz de fazer, transformando estranhos em potencial refeição.

Dizer que as ilustrações de Mattotti são sombrias é quase redundante, já que ele não economizou tinta preta para dar vida aos cenários. O encadernado está muito bonito e impresso em bom material, só decepciona um pouco os cheiradores de livros, achei que o papel tinha um cheirinho pra lá de estranho.

IMG_20151127_142632914_HDR

Uma das minhas partes favoritas está depois do final, um apêndice com as principais transformações sofridas desde que o original Hansel & Gretel foi escrito.

Ah, eu adoro! E parece que Neil também, já que em breve A Bela Adormecida vem por aí.

Abaixo você ainda pode ver os dois queridos falando um pouquinho sobre a obra.

SELO_BLOGSPARCEIROS_2015


Autor:
Neil Gaiman
Ilustrações: Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Páginas: 56

Compartilhe: