Extraordinário

A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma. – August Pullman

August Pullman, também conhecido como Auggie, tem 10 anos e possui uma anomalia facial rara.  Devido a anomalia, mesmo com a pouca idade Auggie, já passou por uma série de cirurgias, o que acabou impactando nos seus estudos.

Capa_ExtraordinarioEle sempre estudou em casa, com a mãe, porém chega a idade de entrar para o 5º ano, e Auggie então vai a escola. Toda a novidade da escola, dos colegas, das pessoas tentando se acostumar com ele (crianças podem ser malvadas), os professores, a hora do almoço e do recreio é retratada no livro pela perspectiva de Auggie, seus amigos e família. O livro é divido em partes e em cada parte é um narrador diferente, o que agrega uma riqueza de detalhes espetacular.

O livro é leve, ritmado (daqueles que você lê em uma sentada) e passa uma mensagem linda, mais ou menos no estilo: quem vê cara, não vê coração.

Quando eu li a sinopse, suspeitei que iria gostar do livro, porém por se tratar de um livro infanto-juvenil contado (boa parte) pelo ponto de vista de uma criança, eu não esperava personagens tão bem construídos e uma historia tão bem escrita. Resultado: Me apaixonei por Auggie logo nas primeiras páginas.

Recomendo a leitura a todos de todas as idades, sem restrições, tenho certeza que após a leitura o Auggie vai viver para sempre nos corações de quem o leu, assim como vive no meu agora.