As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky

Querido Charlie,

Obrigada por todas as suas cartas, tem sido ótimo fazer parte da sua vida.

Eu sinto muito pelo que aconteceu com a sua tia. A vida funciona de um jeito misterioso e, de alguma maneira, acredito que isso foi uma das coisas que o colocou no caminho de Sam e Patrick – o que, no fim das contas, foi o melhor que poderia ter lhe acontecido. Amigos autênticos e sinceros são preciosos e espero que vocês fiquem juntos para sempre.

Sobre o amor, você tem razão: nós aceitamos o amor que achamos que merecemos. E você merece um grande amor, Charlie. Alguém que entenda como você é especial e único. Eu espero que você saiba disso.

É reconfortante saber que você está rodeado de bons livros e boa música. Pois esta ajuda a eternizar momentos importantes da nossa vida, e aqueles são verdadeiros companheiros nos melhores e piores dias.

Sabe, Charlie, manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora pra outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes e ser autor da própria história. Você tem ótimos personagens, referências e uma trilha sonora de primeira para escrever a sua – quem sabe até fazer um filme dela!

Não me preocupo tanto – embora sinta curiosidade – em não receber mais cartas suas. Sei que você venceu a luta entre a apatia e o entusiasmo e, por mais que a vida seja dura às vezes, sempre poderá contar com sua família e amigos para descobrir o sentido e o sabor das coisas.

Com amor.

images (1)Achei que responder às cartas de Charlie seria um jeito mais carinhoso – e efetivo – de falar sobre o livro. As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, não são simplesmente cartas no papel, são encontros que fazem com que o leitor crie uma relação com o personagem, que vira um amigo de todos os dias.

Chbosky graduou-se em roteiro na University of Southern California. Seu primeiro filme, The Four Corners of Nowhere, estreou em 1995, no Sundance Film Festival e ganhou menção honrosa de melhor filme no Chicago Underground Film Festival. Não é surpresa o autor ter dirigido a adaptação cinematográfica de seu livro, que teve no elenco grandes nomes como Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Confira o trailer:

[youtube=”http://youtu.be/K8j3_JVHxXQ”]

 

A trilha sonora é sensacional – e baseada no romance, claro! Fizemos uma lista no 8tracks.com da Amora, que você pode ouvir abaixo. Também é interessante acompanhar a lista de livros que Charlie lê durante a história. Um deles, O Grande Gatsby, foi resenhado pela Denise e vai estreiar nas telonas em breve!

 

 Livros do Charlie

O Sol é para todos, Harper Lee

O Apanhador no Campo de Centeio, J.D. Salinger

O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald – resenha!

Walden; or, Life in the Woods: Bold-faced Ideas for Living a Truly Transcendent Life, Henry David Thoreau

The Fountainhead, Ayn Rand

This Side of Paradise, F. Scott Fitzgerald

Uma Ilha de Paz, John Knowles

Peter Pan, J.M. Barrie

Hamlet, William Shakespeare

Pé na Estrada, Jack Kerouac

Almoço Nu, William S. Burroughs

The Mayor of Castro Street: The Life and Times of Harvey Milk, Randy Shilts

100 Selected Poems, E.E. Cummings

O estrangeiro, Albert Camus