Assistimos no fim de semana #26

Denise

Trapaça

Título Original: American Hustle

Não é à toa que David O. Russell (O Lado Bom da Vida) conseguiu tantos prêmios e indicações para seu filme, seus personagens exagerados são carismáticos ao extremo e cada cena mostra ter sido minuciosamente planejada.

Irving (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.

A caracterização, figurino e cenários são praticamente personagens à parte, impossível não rolar de rir da careca de Irving, do permanente de Richie, do penteado sempre elaborado de Rosalyn, ou não ficar de olho no decote infinito de Sydney.

Ao contrário do que você pode pensar, Jennifer Lawrence não rouba o filme pra ela, é maravilhosa toda vez que aparece na tela, mas essa é vez de Amy Adams exorcizar a princesa Giselle (Encantada) e mostrar que é capaz de muito mais.

Trapaça é um filme sobre trapaça (jura?), mas é também um filme sobre mentiras, sobre como as pessoas são capazes de enganar a si mesmas para conseguir o que desejam, e sobre como muitas vezes estão dispostos a quebrar certas regras pelo “bem maior”.

E a pergunta que fica no ar durante toda a trama: será possível trapacear o trapaceiro?

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador

Título Original: Ender’s Game

Quando falei aqui sobre esse filme não imaginei que seria tão divertido. Comecei a assistir despretensiosamente, esperando por um filme okay, como tem sido a maioria das sagas no cinema, mas a história foi me envolvendo e quando percebi já estava curvada para tela, nervosa com os próximos acontecimentos.

O filme é focado 80% no treinamento de Ender, o escolhido para salvar a humanidade dos Formics, espécie que invadiu a Terra há 50 anos, causando inestimáveis danos. As crianças mais inteligentes são selecionadas e treinadas a partir de jogos de guerra e simuladores, pois elas têm percepção e empatia muito mais aguçados que os adultos.

Como não tenho conhecimento sobre os livros não posso afirmar que o longa está de acordo com todas as suas ideias, mas se sustenta sozinho, apesar de alguns clichês do gênero o plot final conquista até os mais apáticos. E espero de verdade pela continuação da saga no cinema e a publicação do Enderverso por aqui.