Jogos Vorazes, Em Chamas: Peeta sabe nadar e outras mudanças

Os fãs da série Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, estão contando os dias para a estreia do segundo filme (Em Chamas) nas telonas, ainda mais depois de ver o trailer divulgado durante o painel na Comic-Con 2013 – clique aqui para assistir!

No geral, os livros são melhores do que os filmes, mas sempre fica aquele desejo de que a versão cinematográfica seja o mais fiel possível à história que nos fisgou no papel – ou tablet, hehe. O diretor de Jogos Vorazes – Em Chamas, Frances Lawrence, afirma que “O filme é muito, muito fiel ao livro”, mas que quando ele conheceu Collins, os dois conversaram e decidiram o que fazia ou não sentido sair das páginas para as telinhas.

Por isso, tentemos não ficar muito chateados com algumas alterações, divulgadas hoje pela Entertainment Week:

1) “Nós fizemos algumas alterações na narrativa de Peeta”, explica Lawrence. “Nós o melhoramos um pouco. E aliás, não precisou muito, só algumas escolhas aqui e lá. A história não muda muito, a relação dele com a Katniss não muda, ele só está um personagem um pouco diferente.” Por exemplo, no livro, quando os Jogos Vorazes começam e Peeta fica paralizado enquanto os outros tributos mergulham na água. “Minhas opções eram me afogar ou ficar sentado ali como um gato golpeando minha pata na água”, diz Josh Hutcherson (Peeta) com uma risada. “As duas situações são horríveis.” Solução: Peeta sabe nadar.

2) Bonnie e Twill – as fugitivas do Distrito 8 que se deparam com Katniss na floresta para alertá-la da rebelião e falar da existêcia do Distrito 13 – não estarão na adaptação. Lawrence e sua equipe tiveram que descobrir outra maneira de apresentar o Distrito 13. “É divertido descobrir novas maneiras de fazer as coisas”, diz o diretor.

3) Darius – mais novo pacificador do Distrito 12, que intervém durante as chicotadas em Gale e depois é condenado a ser Avox – também não irá aparecer. “É tão angustiante para nós perdermos coisas do livro, como é para um fã”, diz a produtora Ninca Jacobson. “Eu queria colocar tudo, mas você quer saber? Se você  tem que abrir mão de algo, a fim de dar mais tempo para Katniss e Gale ou Effie quando ela começa a sentir um peso na consciência, você faz o sacrifício para poder servir os personagens e temas que são mais essenciais.”

Bom, eu sinceramente fiquei mais descontente com algumas mudanças que eles fizeram no primeiro filme (como a maneira que a Katniss ganha o broche do tordo) do que as citadas acima. Acho que poderiam ter trabalhado o fato de Peeta não saber nadar, mas acredito que isso não irá prejudicar o resultado final – tão esperado por todos nós.

Jogos Vorazes, Em Chamas estreia no Brasil dia 22 de novembro.