Dia do Deficiente Físico

Hoje, 03/12, é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com algum tipo de deficiência.

Essa minoria invisível (afinal, muitas pessoas fingem que não veem) passam por uma quantidade de dificuldades absurda, falta tudo pra eles, desde compaixão nos olhares que os seguem até condições mínimas de locomoção e vida. Infelizmente, na minha opinião são as maiores vítimas de preconceito¹.

Pessoas com deficiência têm o direito …

ao respeito pela sua dignidade humana …

aos mesmos direitos fundamentais que os concidadãos …

a direitos civis e políticos iguais aos de outros seres humanos …

a medidas destinadas a permitir-lhes a ser o mais autossuficientes possível …

a tratamento médico, psicológico e funcional [e]

a desenvolver suas capacidades e habilidades ao máximo [e]

apressar o processo de sua integração ou reintegração social …

à segurança econômica e social e a um nível de vida decente …”

Trecho da Declaração sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 9 de dezembro de 1975.

Maaas vamos aproveitar esse dia lindo para celebrar os direitos iguais e bem estar.

Deixe todo seu pré-conceito² de lado e aproveite o dia e abrace e declare seu amor a todas as pessoas especiais (em todos os sentidos) da sua vida.

Afinal de contas, somos todos iguais e temos a deficiência de vitamina A – de Amor.

Preconceito¹: Mesmo conhecendo algo ou alguém existe o preconceito pois aquela pessoa está ‘enquadrada’ em um estereótipo que não é bem aceito pela sociedade.

Pré-conceito²: Conceito ainda não concretizado sobre algo ou alguém, geralmente é baseado em uma visão generalizada sem conhecer bem. Ex.: baseado nas vestimentas que uma pessoa usa, “deduz-se” que não concluiu o ensino médio.