5 livros para ler antes do filme em 2015

As salas de cinema, semana sim, outra também, estão tomadas de 1) continuações/trilogias; 2) remakes e 3) adaptações literárias. A sétima arte perdeu sua musa inspiradora e há algum tempo não nos apresenta histórias originais e marcantes.

Mas vou deixar minha #chateação de lado e falar sobre o terceiro grupo de filmes que vamos ver esse ano. Se você é do tipo que curte ler o livro antes de ver na telona, seguem cinco opções bacanas pra você ir adiantando.

1. Still Alice, Lisa Genova

O livro conta a história de Alice Howland, uma professora e mãe de três filhos adultos. Ela começa a ter problemas com a memória e é diagnosticada com a doença de Alzheimer, logo no início. Alice passa a lutar para manter seu estilo de vida e identidade.

O livro é emocionante, corta corações, derrete manteigas e junta tudo na panela. Já existe até um burburinho de que a adaptação cinematográfica pode gerar uma indicação ao Oscar para a protagonista Julianne Moore. O filme também tem a participação de Alex Baldwin (sempre no papel de paizão/maridão) e Kristen Stewart (mais uma vez sendo a filha esquisita).

 2. The Mortdecai Trilogy, Kyril Bonfiglioli

Charles Mortdecai é um culto – e encantador – negociante de arte, que viaja para a América em busca de uma pintura roubada vinculada a uma conta bancária repleta de ouro. Reza a lenda que o livro tem aquele humor afiado que nós adoramos e é super intrigante. Com Jonnhy Depp fazendo as conhecidas caras e bocas, Ewan McGregor em mais um papel que ninguém vai lembrar e Gwyneth Paltrow tentando convencer como atriz (veneno escorrendo por aqui).

3. Where Rainbows End (Love, Rosie), Cecelia Ahern

Mais uma comédia romântica (da leva de What If), que eu provavelmente vou assistir porque: 1) é da mesma autora de P.S.: Eu Te Amo, o que quer dizer que vai dar pra lavar as vias lacrimais; 2) tem o querido do Sam Claflin (o Finnick de Jogos Vorazes); 3) e a fofa da Lily Collins. A história é bem parecida com Um Dia, de David Nicholls. Vou colocar o trailer aqui, mas devo dizer que ele dá todos os spoilers possíveis.

4. The DUFF, Kody Keplinger

Praticamente um remake de Meninas Malvadas, mas em vez da doida Lindsay Lohan, é a querida Mae Whitman. O livro conta a história de Bianca Piper, a menina esquisita da escola apelidade de DUFF – Designated Ugly Fat Friend (Rotulada Amiga Gorda e Feia, ou algo do tipo). Para mudar a situação, ela faz um acordo com o bonitão da escola e rola um makeover. Talvez o livro seja mais profundo que isso e coloque em debate a crueldade disfarçada nos rótulos e estereótipos da nossa sociedade. Só lendo pra saber.

5. In the Heart of the Sea, Nathaniel Philbrick

O trailer é angustiante, imagino que o livro deva ser igualmente perturbador. Essa é a história da embarcação Essex, atacado por um cachalote.

Pra poupar a sua ida ao Google: O cachalote ou cacharréu, é o maior dos cetáceos  com dentes (animais marinhos mamíferos). Mede até 18 metros de comprimento. Carinhosamente conhecido na literatura como Moby Dick.

Enfim, o navio é atacado e o Thor Chris Hemsworth tem que recorrer a medidas extremas para sobreviver. Vou assistir, viu?

Extras

The Longest Ride, Nicholas Sparks – Como qualquer outra história do Sparks, tem romance, tem segredos, tem problemas de relacionamento e lágrimas. E tem o filho gato do Clint Eastwood.

Serena, Ron Rash – O tipo de filme que eu assistiria pelos protagonistas (JLaw and Bradley Cooper, again), então não sei dizer se o livro é interessante.

No BuzzFeed você encontra mais quatorze sugestões, clica aqui pra ver.

Compartilhe: